Skip to main content

Ciclistas na Serra do Rio do Rastro Foto: Cleber Gomes

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A icônica Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, vai receber no próximo sábado (15 de dezembro) a Fodaxman Extreme Triathlon, prova de ultratriathlon com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km corrida com 4,9 mil metros de altimetria acumulada durante as três disciplinas.

“Nós sonhávamos como seria realizar a primeira prova de triatlo extremo das Américas. A ideia foi tomando forma e o primeiro passo foi definir um percurso viável que passasse pela Serra do Rio do Rastro e tivesse as distâncias aproximadas de uma prova “full distance”, contou Fernando Palhares, uma das organizadoras do evento ao lado de Rafael Pina, Felipe Manente e Fabrício Abido.

Em 2017, a prova contou com 10 atletas convidados. Agora, a a organização decidiu ampliar as inscrições, abrindo vagas para interessados aprovados após análise do perfil esportivo. Segundo a organização, 50 estarão na disputa.

Palhares explica que o trajeto foi definido justamente para que os competidores possam desafiar os próprios limites. “Queríamos resgatar o verdadeiro espírito do triatlo, tão esquecido nas competições atuais. A satisfação em terminar deveria ser maior que o tempo de prova, o desafio em superar nossos próprios limites deveria ser mais importante do que a colocação, os demais atletas seriam nossos companheiros de jornada ao invés de adversários, a imponência da natureza sentida na dificuldade do percurso nos ensinaria a sermos mais humildes”, disse Palhares.

A natação, na Barragem São Bento, em Siderópolis, tem início às 5h, com orientação luminosa e wetsuit liberado. Em seguida, os triatletas pedalam por 180km de ciclismo que conta com 3.650 metros de altimetria e passa pela bela e desafiadora Serra do Rio do Rastro. Depois, eles terão pela frente são 42km de corrida com 1.250 metros de elevação. A chegada é no topo do Morro da Igreja (a Pedra Furada fica ao lado), em Urubici, a 1.818 metros acima do nível do mar.

Programação
Dia 14 (sexta-feira)
14h – Simpósio técnico obrigatório. Local: Nova Veneza (local a ser divulgado)
15h30min – Entrega de kits logo após simpósio técnico. Local: mesmo local do simpósio
15h30min – Bike check-in logo após simpósio técnico (necessário apresentar capacete). Local: mesmo local do simpósio

Dia 15 – (sábado)
4h30min – Todos atletas deverão se dirigir para o local da largada
4h30min às 4h45min – Aquecimento na natação liberado
4h50min – Chamada nominal dos atletas
4h55min – Atletas na água
5h – Largada Fodaxman 2018
5h45min – Staffs devem estar prontos para auxiliar seus atletas na T1

Dia 16 – (domingo)
9h30min – Divulgação dos resultados e cerimônia de premiação. Local: a definir
12h – Almoço de confraternização

VEJA VÍDEO