Do Bikemagazine
Fotos de Foto Fizza / UAE Team Emirates
A Argentina sempre foi um lugar especial para o sprintista colombiano Fernando Gaviria. O ciclista que trocou a equipe belga Quick-Step e estreia no Tour de San Juan pela UAE Emirates ganhou notoriedade no mundo todo em 2015 ao bater o britânico Mark Cavendish em duas chegadas no extinto Tour de San Luis. A façanha fez decolar a carreira de Gaviria.
No ano seguinte venceu mais uma etapa em San Luis e em 2017 triunfou duas vezes no Tour de San Juan. Em 2018, o colombiano venceu a etapa de abertura de San Juan (veja notícia), mas sofreu uma queda na quarta etapa e teve que abandonar. Gaviria – juntamente com o argentino Max Richeze – é o maior vencedor de etapas do Tour de San Juan desde que a prova ganhou status internacional – com três vitórias.
Em 2019, Fernando Gaviria retorna a San Juan e terá pela frente fortes adversários, entre eles o tricampeão mundial Peter Sagan, Mark Cavendish, o colombiano Álvaro Hodeg e seu ex-embalador na QuickStep, Max Richeze.
“Volto a Argentina e a San Juan com gosto. Tenho ótimas recordações de minhas vitórias, mesmo tendo que abandonar no ano passado depois da minha queda”, disse o sprintista que somou nove vitórias na temporada 2018.
O currículo de Fernando Gaviria impressiona. Com apenas 24 anos, o colombiano tem em seu palmarés 34 vitórias, sendo quatro no Giro D’Italia e duas no Tour de France. Além de vitórias nas clássicas Paris-Tours de 2016 e em Flandres 2017. Ele também é campeão mundial de pista na categoria sub-19 (Omnium e Madison), e bicampeão de Omnium, com vitórias em Paris-2015 e em Londres-2016.
“Em San Juan espero ter o mesmo sucesso dos anos anteriores. Além do mais, é minha estreia na UAE Emirates e é claro que gostaria de começar com o pé direito e com o desejo que seja uma grande temporada para mim e para minha equipe”.
São esperados pelo menos quatro chegadas que devem ser decididas no sprint final: a primeira etapa (Pocitos), a quarta (Villa San Augustin), a sexta (Autódromo El Villicum) e a etapa final, na cidade de San Juan.
Além de Gaviria a Team UAE Emirates terá também Simone Consonni, Oliviero Troia, Tom Bohli, Valerio Conti e Roberto Ferrari.
LEIA MAIS
Reportagens sobre o Tour de San Juan no Bikemagazine



