Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Rede do Esporte
Henrique Avancini, 3º colocado no ranking mundial, chegou como favorito para a disputa do MTB XCO nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru, neste domingo (28 de julho). O campeão brasileiro arrancou forte mas teve problemas mecânicos e um pneu furado e perdeu tempo. Fez uma corrida de recuperação e terminou com a medalha de prata, atrás do mexicano Jose Gerardo Ulloa Arevalo. O chileno Martin Vidaurre ficou com o bronze.
Guilherme Muller, companheiro de Avancini na seleção brasileira, terminou na 5ª colocação, atrás do colombiano Hector Paez.
Avancini, atual campeão mundial de MTB maratona, terminou com o tempo de 1h27min08s, dois minutos atrás do vencedor. O chileno encerrou muito próximo, com o tempo de 1h27min31s. Guilherme Muller marcou 1h30min36s.
Avancini contou que teve que fazer a prova toda sem o cabo que controla a suspensão depois de um problema mecânico na largada e ainda teve que encarar um pneu furado na terceira volta. “Não conquistei meu objetivo que era o ouro, mas na adversidade a prata era o máximo.”
Mais cedo, a brasileira Jaqueline Mourão, que tem 43 anos, conquistou a medalha de bronze do mountain bike XCO. A mexicana Daniela Campuzano foi ouro e a argentina Sofia Gomez ficou com a prata. A vencedora encerrou a prova com o tempo de 1h30. A brasileira disputou a segunda colocação com a argentina e a chegada foi no sprint. Sofia Gomez encerrou com o tempo de 1h31min06s e Jaqueline Mourão com 1h31min12s. Leia mais aqui
Programação
O mountain bike XCO abriu a programação das modalidades do ciclismo neste domingo. Na sequência vem o ciclismo de pista, com provas entre os dias 1º e 4 de agosto. O Brasil vai contar com Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues, além de Flávio Wagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Freitas, que foi o único brasileiro presente no Mundial de Pista de 2019.
Entre os dias 7 a 10 de agosto será a vez do ciclismo de estrada, com Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento; vale lembrar que, no feminino, não há representantes do Brasil.
Nos dias 8 e 9 de agosto será a vez das provas do BMX Racing, que terá na seleção os novos campeões brasileiros, Renato Rezende e Paola Reis, além de Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel Filho. No dia 11, há a disputa do BMX Freestyle, que estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio-2020, com Derlayne Flávia Dias Roque e Cauan Madona Pontes do Nascimento.
SELEÇÃO BRASILEIRA
BMX Freestyle
Derlayne Flávia Dias Roque
Cauan Madona Pontes do Nascimento
BMX Racing
Priscilla Stevaux e Paola Reis Santos
Anderson Ezequiel Filho e Renato Rezende
Ciclismo de Estrada
Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento
Mountain Bike
Jaqueline Mourão
Henrique Avancini e Guilherme Muller
Ciclismo de Pista
Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues
Flávio Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Fonseca
Calendário
28/07 – Mountain Bike
01 a 04/08 – Ciclismo de Pista
07 e 10/08 – Ciclismo de Estrada
11/08 – BMX Freestyle Park
08 a 09/08 – BMX Racing
Acompanhe a programação e veja mais informações e resultados no site oficial aqui




