Skip to main content

Avancini termina em 2º após pneu furado e problema mecânico

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Rede do Esporte

Henrique Avancini, 3º colocado no ranking mundial, chegou como favorito para a disputa do MTB XCO nos Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru, neste domingo (28 de julho). O campeão brasileiro arrancou forte mas teve problemas mecânicos e um pneu furado e perdeu tempo. Fez uma corrida de recuperação e terminou com a medalha de prata, atrás do mexicano Jose Gerardo Ulloa Arevalo. O chileno Martin Vidaurre ficou com o bronze.

Guilherme Muller, companheiro de Avancini na seleção brasileira, terminou na 5ª colocação, atrás do colombiano Hector Paez.

Largada do MTB XCO em Lima

Avancini, atual campeão mundial de MTB maratona, terminou com o tempo de 1h27min08s, dois minutos atrás do vencedor. O chileno encerrou muito próximo, com o tempo de 1h27min31s. Guilherme Muller marcou 1h30min36s.

Avancini contou que teve que fazer a prova toda sem o cabo que controla a suspensão depois de um problema mecânico na largada e ainda teve que encarar um pneu furado na terceira volta. “Não conquistei meu objetivo que era o ouro, mas na adversidade a prata era o máximo.”

Mais cedo, a brasileira Jaqueline Mourão, que tem 43 anos, conquistou a medalha de bronze do mountain bike XCO. A mexicana Daniela Campuzano foi ouro e a argentina Sofia Gomez ficou com a prata. A vencedora encerrou a prova com o tempo de 1h30. A brasileira disputou a segunda colocação com a argentina e a chegada foi no sprint. Sofia Gomez encerrou com o tempo de 1h31min06s e Jaqueline Mourão com 1h31min12s. Leia mais aqui

Programação
O mountain bike XCO abriu a programação das modalidades do ciclismo neste domingo. Na sequência vem o ciclismo de pista, com provas entre os dias 1º e 4 de agosto. O Brasil vai contar com Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues, além de Flávio Wagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Freitas, que foi o único brasileiro presente no Mundial de Pista de 2019.

Entre os dias 7 a 10 de agosto será a vez do ciclismo de estrada, com Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento; vale lembrar que, no feminino, não há representantes do Brasil.

Nos dias 8 e 9 de agosto será a vez das provas do BMX Racing, que terá na seleção os novos campeões brasileiros, Renato Rezende e Paola Reis, além de Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel Filho. No dia 11, há a disputa do BMX Freestyle, que estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio-2020, com Derlayne Flávia Dias Roque e Cauan Madona Pontes do Nascimento.

SELEÇÃO BRASILEIRA
BMX Freestyle
Derlayne Flávia Dias Roque
Cauan Madona Pontes do Nascimento

BMX Racing
Priscilla Stevaux e Paola Reis Santos
Anderson Ezequiel Filho e Renato Rezende

Ciclismo de Estrada
Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento

Mountain Bike
Jaqueline Mourão
Henrique Avancini e Guilherme Muller

Ciclismo de Pista
Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues
Flávio Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Fonseca

Calendário
28/07 – Mountain Bike
01 a 04/08 – Ciclismo de Pista
07 e 10/08 – Ciclismo de Estrada
11/08 – BMX Freestyle Park
08 a 09/08 – BMX Racing

Acompanhe a programação e veja mais informações e resultados no site oficial aqui