Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Photo Gomez Sport
O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), de 19 anos, venceu neste sábado (3 de agosto) a 39ª edição da Clássica de San Sebastian, na Espanha. O campeão mundial de estrada e contrarrelógio da categoria Junior de 2018 faturou uma vitória solo, com 38 segundos de vantagem sobre Greg Van Avermaet (CCC) e Marc Hirschi (Sunweb), que ficaram em 2º e 3º.
Em sua primeira vitória em uma corrida de um dia, Evenepeol atacou a 8 km da meta da prova de 227,3 km de percurso. O belga escapou de Toms Skujins (Trek-Segafredo) na subida final em Murgil e, em seguida, acelerou. “Eu não me senti bem na maior parte da corrida, mas antes da subida final eu senti que poderia atacar Skujins e foi incrível”, afirmou o vencedor.
Evenepoel, então, aproveitou a chegada da parte mais íngreme da descida e abriu vantagem enquanto Skujins ficava para trás e os favoritos lutavam para alcançar.
A corrida espanhola começou com uma fuga solo de Fernando Barcelo (Euskadi País Basco-Murias), que seguiu sozinho por 70 km. A Movistar perseguiu e a equipe CCC alcançou, seguida pela Deceunink-QuickStep. A corrida costuma atrair muitas estrelas pós-Tour de France, mas dois dos nomes mais destacados da edição de 2019 não suportaram o cansaço. Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), campeão em San Sebastian em 2018, abandonou após 80km de disputa e o vencedor do Tour, o colombiano Egan Bernal, sobrou faltando cerca de 75 km para a chegada.
“O abandono de Alaphilippe mudou os planos da equipe. Ele é o ciclista mais forte do time, mas não teve um bom dia. Enric Mas e eu seguimos para lutar pela vitória e eu disse a ele minha intenção de atacar e que, se ele quisesse, poderia me seguir”, contou Evenepoel. Vale destacar que Mas encerrou no Top 10, em 8º lugar.
O brasileiro Nicolas Sessler (Burgos-BH) cruzou na 81ª posição, a 17min14s.
A Clássica de San Sebastian teve pela primeira vez uma edição para as mulheres, com 127,1 km de percurso. A vencedora foi a australiana Lucy Kennedy (Mitchelton Scott), que faturou vitória solo, com 23 segundos de vantagem sobre a holandesa Janneke Ensing (Wnt Rotor). Paulien Rooijakkers (CCC-Liv) foi a 3ª, a 1min04s.
TOP 10
1 Remco Evenepoel (Bel) Deceuninck-QuickStep 5:44:27
2 Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team 0:00:38
3 Marc Hirschi (Sui) Team Sunweb m.t.
4 Gorka Izagirre Insausti (Esp) Astana m.t.
5 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo m.t.
6 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe m.t.
7 Jelle Vanendert (Bel) Lotto Soudal m.t.
8 Enric Mas (Esp) Deceuninck-QuickStep m.t.
9 Michael Woods (Can) EF Education First m.t.
10 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team m.t.
LEIA MAIS
Veja mais informações e resultados completos no site oficial







