Skip to main content

Strade Bianche poderá ser disputada após o Giro D’Itália, espera organizadora

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Agora é oficial: a organizadora RCS Sport confirmou nesta quinta-feira (5 de março) o cancelamento da Strade Bianche Elite masculina e feminina, que seriam disputadas neste sábado. As equipes já foram comunicadas do cancelamento. O granfondo Strade Bianche, no domingo, já havia sido cancelado.

No comunicado, a RCS Sport cita o decreto anunciado pelo governo italiano na noite de quarta-feira, que proibiu todos os esportes que não pudessem ser realizados a portas fechadas, como parte de seus esforços para proteger a disseminação do coronavírus, o Covid-19. O decreto prevê, entre outras medidas, a suspensão de todos os eventos públicos e esportivos e o fechamento de escolas e universidades por um mês.

Após reunião com a Prefeitura de Siena, que recebe a disputa, a organizadora concluiu que “não há condições para garantir as disposições do decreto”. 

Nenhuma decisão foi tomada a respeito da Tirreno-Adriático, programada para largar na quarta-feira na costa da Toscana e atravessar o centro da Itália, nem para a clássica Monumento Milão-San Remo, que está marcada para o sábado, 21 de março.

A RCS Sport acredita que as corridas de março poderão ser realizadas em junho após o Giro d’Italia ou em setembro e a organização já pediu à UCI uma nova data para Strade Bianche. Outras corridas italianas podem ser afetadas pelo decreto governamental, como o Giro da Sicília (1 a 4 de abril) , GP Larciano Indústria e Artigianato (8 de março), Popolarissima (15 de março), as corridas de elite e juniores do Trofeo Alfredo Binda (22 de março) e a Settimana Coppi e Bartali (25 a 29 de março).

Agora, todo o pelotão aguarda a decisão da Paris-Nice, programada para 8 a 15 de março.