Skip to main content

Giro 2020 será remarcado, mas nova data é incerta

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A RCS Sport, organizadora do Giro d’Italia, confirmou nesta sexta-feira (13 de março) que a competição foi adiada por causa da pandemia de coronavírus, o Covid-19. A prova, prevista para começar dia 9 de maio na Hungria, que iria receber as três primeiras etapas, não tem nova data de realização.

“A nova data não será anunciada antes de 3 de abril, quando as disposições do DPCM (Decreto del Presidente del Consiglio dei Ministri della Repubblica Italiana – Decreto do Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana) de 4 de março de 2020 terminarem. Somente após consulta com os representantes competentes do governo italiano, as autoridades locais e territoriais e italiano e instituições desportivas internacionais será decidido”, informa o comunicado oficial.

Antes da confirmação do adiamento, o governo da Hungria havia anunciado estado de emergência e, entre outras medidas, suspendido todos os eventos esportivos e culturais no país. Como consequência, o Comitê Organizador das etapas húngaras do Giro d’Italia informou a RCS, que então tomou a decisão final.

O Giro d’Italia de 2020 deveria começar com um contrarrelógio individual em Budapeste, no sábado, 9 de maio, seguido por duas outras etapas na Hungria antes de uma transferência de avião para a Sicília. As demais etapas deveriam ocorrer na Itália antes da etapa final em Milão, no dia 31 de maio.

Desde o início do surto, a RCS Sport já foi obrigada a adiar a Milão-San Remo, a Tirreno-Adriático, a Strade Bianche e o Giro da Sicilia devido à expansão do Covid-19 na Itália.

Na Europa, os cancelamentos e adiamentos das provas de ciclismo estão se repetindo dia a dia e o calendário terá de ser totalmente reprogramado. O adiamento do Giro levanta dúvidas sobre a realização do Tour de France (de 27 de junho a 19 de julho). No início desta semana, o presidente da UCI, David Lappartient, disse que seria um “desastre” para o ciclismo se o Giro d’Italia e o Tour de France não pudessem ocorrer devido à disseminação do coronavírus na Europa.

LEIA MAIS
Cancelamentos de provas por causa do coronavírus