Skip to main content

Froome confirma nova equipe após fim do contrato com a Ineos

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A equipe Ineos confirmou nesta quinta-feira (9 de julho) que o contrato com Chris Froome não será renovado após o final desta temporada. “O contrato atual  termina em dezembro e tomamos a decisão de não renová-lo. Estamos fazendo este anúncio mais cedo do que normalmente seria o caso para pôr fim a especulações recentes e permitir que a equipe se concentre na temporada”, diz Dave Brailsford em comunicado à imprensa. Logo após o anúncio, a Israel Start-Up Nation confirmou que Froome está confirmado na equipe.

O quatro vezes campeão do Tour de France (2013, 2015, 2016 e 2017), que recebia um salário de 4,5 milhões de euros por ano, sofreu um acidente no reconhecimento do percurso do contrarrelógio da Criterium du Dauphine do ano passado, passou por cirurgias e amargou longos meses de recuperação. Froome foi obrigado a adiar seus planos de conquistar o título do Tour de France pela quinta e, assim, entrar na seleta galeria dos pentacampeões, que reúne os franceses Jaques Anquetil e Bernard Hinault, o espanhol Miguel Induraín e o belga Eddie Merckx.

Sem Froome no pelotão, a Ineos apostou em Egan Bernal, que faturou o título e já disse que vai brigar pelo bicampeonato. A equipe, aliás, tem outro campeão do Tour com o mesmo objetivo, Geraint Thomas. A saída de Froome da equipe não deixa claro se ele estará ou não na competição de 2020, que será disputada de 29 de agosto a 20 de setembro após a reformulação do calendário por causa da pandemia coronavírus.

Froome passa a integrar a Israel Start-Up Nation, que subiu para a primeira divisão do ciclismo UCI nesta temporada, em um contrato de “longo prazo”, segundo o comunicado à imprensa. A equipe, de propriedade de Adams e Ron Baron, foi fundada em 2015 como Israel Cycling Academy. 

“Este é um momento histórico para a equipe, para Israel, para o esporte israelense, para nossos muitos fãs em todo o mundo e, é claro, para mim pessoalmente – um momento de enorme orgulho”, disse o porta-voz Sylvan Adams. “Chris Froome é o melhor ciclista de sua geração e liderará nossa equipe no Tour de France. Esperamos fazer história juntos.”

“Estou realmente empolgado”, disse Froome. “Estou ansioso por desafiar e ser desafiado e continuar a lutar pelo sucesso que tenho desfrutado até agora. O impacto da equipe no esporte está se expandindo rapidamente e estou energizado para acompanhar a corrida. Achamos que podemos conseguir grandes coisas juntos “, completou.

LEIA MAIS
Reportagens sobre Chris Froome no Bikemagazine