Skip to main content

Woods comemora a vitória em Cascia – Foto de Fabio Ferrari – La Presse

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação – La Presse

O australiano Lucas Hamilton (Mitchelton-Scott) levou a melhor sobre o italiano Fausto Masnada (Deceuninck-Quick-Step) e venceu a quarta etapa da Tirreno-Adriático nesta quinta-feira. Foram 194km entre Terni e Cascia percorridos em 4h46min22s.

“Foi uma etapa dura e o resultado foi muito bom para nós. Eu venci a etapa e o Simon Yates foi bem na classificação geral, ele é o nosso líder para esta corrida. Acho que andamos bem e Yates parecia bem. Amanhã temos outra etapa difícil, provavelmente ainda mais dura por conta da chegada em subida. Vamos tentar atacar e conquistar a camisa azul”, declarou Hamilton, que é o novo dono da camisa branca de líder entre os novatos.

Com o resultado de hoje, Masnada saltou da sétima colocação geral (a 30s) para a terceira e agora está a 18 segundos de Woods.

Woods ampliou a liderança – Foto de Marco Alpozzi – La Presse

Esta foi a primeira etapa de montanha da chamada “Corrida dos Dois Mares” e os principais escaladores se enfrentaram na última subida do percurso, a Ospedaletto, com 7km de extensão e 6,2% de inclinação média. Simon Yates (Mitchelton-Scott) e Michael Woods atacaram após o prêmio de montanha com outros três ciclistas e juntaram forças com um grupo escapado até a chegada em Cascia.

Michael Woods (EF Pro Cycling) chegou em terceiro, a 10 segundos, e manteve a camisa azul de líder da classificação geral individual e aumentou a vantagem sobre Rafal Majka (Bora-Hansgrohe) de um para 9 segundos. Woods assumiu também a liderança da classificação de montanhas, com 20 pontos, contra 18 do espanhol Hector Carretero (Movistar), que vai usar a camisa verde de líder na etapa de amanhã.

“Estou feliz com o jeito que pedalamos hoje e estou confiante para amanhã, pois meus companheiros de equipe estão fortes. Se eu estiver com as pernas boas vou atacar para ganhar mais tempo na geral. Eu não acho que sou o favorito para a vitória, mas, como já disse, há outros corredores que podem estar mais fortes que eu na crono final. Eu acredito que os favoritos são Rafal Majka, Simon Yates, Aleksandr Vlasov e Geraint Thomas, que pareciam estar muito fortes hoje”, afirmou Woods.

A quarta etapa teve 194km entre Terni e Cascia – Foto de Marco Alpozzi – La Presse

Na classificação por pontos, a liderança segue com o alemão Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe) com 24 pontos, contra 20 de Michael Woods. A liderança da disputa entre as equipes é da Mitchelton-Scott, com 1min04s de vantagem sobre a Bora-Hansgrohe.

MELHORES MOMENTOS

0S 5 PRIMEIROS DA QUARTA ETAPA
1 Lucas Hamilton (Aus) Mitchelton-Scott 4h46min22s
2 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-Quickstep – mt
3 Michael Woods (Can) EF Pro Cycling – a 10s
4 Aleksandr Vlasov (Rus) Astana Pro Team – mt
5 Geraint Thomas (GBr) Ineos Grenadiers – mt

OS 10 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Michael Woods (Can) EF Pro Cycling – 18h05min52s
2 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe – a 9s
3 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-Quickstep – a 18s
4 Lucas Hamilton (Aus) Mitchelton-Scott – a 27s
5 Wilco Kelderman (Hol) Team Sunweb – a 30s
6 Geraint Thomas (GBr) Ineos Grenadiers – a 34s
7 Simon Yates (GBr) Mitchelton-Scott – mt
8 Aleksandr Vlasov (Rus) Astana Pro Team – mt
9 Jack Haig (Aus) Mitchelton-Scott – 47s
10 James Knox (GBr) Deceuninck-Quickstep – mt

A quinta etapa terá 202 0km e será disputada nesta sexta-feira (11 de setembro), com largada em Norcia (594m sobre o nível do mar) e chegada ao alto em Sarnano-Sassotetto, a 1.335 metros. O percurso prevê vários prêmios de montanha, incluindo três prêmios de categoria 3. A escalada final tem 14,2km de extensão com pendência média de 5,8% e máxima de 12%.

AS ETAPAS
Etapa 1 – 7 de setembro – Lido di Camaiore – Lido di Camaiore (133km)
Etapa 2 – 8 de setembro – Camaiore – Follonica (201km)
Etapa 3 – 9 de setembro – Follonica – Saturnia (217km)
Etapa 4 – 10 de setembro – Terni – Cascia (194km)
Etapa 5 – 11 de setembro – Norcia – Sassotetto (202 km)
Etapa 6 – 12 de setembro – Castelfidardo – Senigallia (175km)
Etapa 7 – 13 de setembro – Pieve Torina – Loreto (181km)
Etapa 8 – 14 de setembro – San Benedetto del Tronto (contrarrelógio individual – 10km)

Mais informações completas no site oficial tirrenoadriatico.it