Skip to main content

Altimetria da Monumento, que será disputada domingo, 4 de outubro

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O novo campeão mundial Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) estreia a camisa arco-íris neste domingo (4 de outubro) na clássica Monumento Liège-Bastogne-Liège, na Bélgica, com percurso de 254 quilômetros. O ciclista, primeiro francês campeão mundial desde Laurent Brochard, em 1997, ganhou bicicleta personalizada para comemorar seu novo título.

Vale lembrar que o último francês que conseguiu escrever seu nome na galeria de campeões da Monumento foi Bernard Hinault em 1980, poucos meses antes de conquistar a camisa arco-íris em Sallanches.

A clássica vai contar com o tetracampeão da prova Alejandro Valverde (Movistar), um dos adversários mais renomados do francês. Mas a lista de competidores tem ainda novos nomes que estão se destacando no pelotão, como o suíço Marc Hirschi (Sunweb), que acaba de vencer a Flèche Wallonne (veja aqui) depois de ser eleito o mais combativo do Tour de France 2020 e encerrar o Mundial com a medalha de bronze. Seus companheiros no pódio de quarta-feira, Benoît Cosnefroy e Michael Woods, também estarão presentes em Liège.

A corrida, que terá 25 equipes, vai contar ainda com o pódio do Tour, com os eslovenos Tadej Pogacar (UAE Emirates) e Primoz Roglic (umbo-Visma) e o australiano Richie Porte (Trek-Segafredo). Confira lista completa no site oficial

Há também a Liege-Bastogne-Liege feminina, com 135 km de percurso, que vai contar com a bicampeã mundial Anna Van der Breggen. Confira start list e mais informações aqui

A Monumento tem 4.000 metros de escalada, com a subida final da Côte de la Roche-aux-Faucons a cerca de 15 km da chegada.  Veja o percurso em vídeo:

 

 

LEIA MAIS
Liege-Bastogne-Liege no Bikemagazine