
Avancini na vitória do short track da 2ª rodada em Nove Mesto Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu nesta sexta-feira (2 de outubro) a segunda disputa do short track (XCC) na etapa dupla da Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto, na República Tcheca. Avancini, em sua quarta vitória em etapa na competição, bateu o suíço Thomas Litscher (KMC-Orbea) e o alemão Maximilian Brandl (Lexware MTB) na chegada.
A linha de largada estava praticamente igual à da primeira disputa do short track, na terça-feira, mas desta vez sem chuva. Na primeira rodada, Avancini fez uma corrida forte, liderou, mas perdeu posições e terminou em 12º (veja aqui).
Para a segunda rodada, o brasileiro número 2 do ranking mundial disse que fez uma revisão de seus objetivos: “Depois de terça-feira eu revi meus objetivos e sabia que precisava ir com tudo para cima. Com esse pelotão de alto nível, tudo pode acontecer. Não é fácil para ninguém. Fui controlando e no final fiz de tudo para me manter em uma boa posição. A vitória revigorou minhas energias”, comemorou.
O início rápido “engoliu” o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram) e o primeiro ataque não demorou, com Bartlomiej Wawak (Kross) assumindo a ponta da primeira das sete voltas. Wawak cruzou a primeira volta com 7 segundos de vantagem e o grupo perseguidor não buscou. Avancini, então, fez um forte ataque para neutralizar Wawak e seguiu na ponta, com Schurter já nas primeiras posições.
O mexicano Jose Gerardo Ulloa Arevalo (AR Efideporte), vencedor do primeiro short track e que caiu na prova de XCO no dia anterior, acelerou e mostrou que estava forte e recuperado. Avancini seguiu no grupo da frente enquanto o canadense Léandre Bouchard passou a puxar o pelotão.
Ulloa voltou a atacar durante a penúltima volta e entrou em primeiro ao soar o sino da última volta. Schurter atacou, Ulloa escorregou e Avancini aproveitou a oportunidade para acelerar e faturar o sprint, com o tempo de 19min2s.
O brasileiro Guilherme Muller, que também disputa a etapa, encerrou na 29ª colocação, a 19s.
No feminino, a vencedora foi a britânica Evie Richards (Trek), que já havia faturado a primeira rodada, que mais uma vez deixou a campeã mundial, a francesa Pauline Ferrand Prevot (Canyon) em 2º no sprint. A austríaca Laura Stigger ficou em 3º. A prova contou com as brasileiras Raiza Goulão e Letícia Cândido, que terminaram em 38º e 39º respectivamente.
Neste domingo a Copa do Mundo em Nove Mesto encerra a programação com mais uma prova de cross country olímpico. As provas podem ser acompanhadas ao vivo pela Red Bull TV, com narração em português.
PROGRAMAÇÃO
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine







