Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Andar de bicicleta traz muitas vantagens para saúde, pois melhora o funcionamento do sistema ósseo muscular, ativa a circulação sanguínea e ajuda a relaxar a mente. Por isso, as pessoas adultas que não sabem pedalar, procuram fazer aula de bike na Superprof para aproveitar dos benefícios desta atividade.
para aproveitar dos benefícios desta atividade.
No entanto, incorporar uma nova habilidade física nem sempre é tão fácil. Na hora de montar, muitos adultos sentem vergonha ou medo, pois consideram que não podem dominar o veículo e pensam que acabarão machucados no chão.
Temos uma boa notícia para as pessoas que nunca pedalaram na vida: sempre é possível aprender a andar de bicicleta. Basta encontrar um bom tutor, tomar as precauções necessárias e manter uma boa atitude.
Cinco recomendações para aprender a andar de bike
Ainda não está desfrutando de todos os benefícios que traz montar de bicicleta? Confira estes conselhos para aprender a pedalar sem medo.
Utilize uma bicicleta confortável
Para vencer o medo inicial, é preciso contar com um veículo que lhe aporte segurança e conforto. Em primeiro lugar, procure usar uma bicicleta com a qual você possa encostar com os dois pés no chão. Esta característica lhe dará a confiança necessária para andar.
Além disso, escolha uma bike sem marcha, pois as bicicletas que têm este recurso requerem de ajustes que não serão necessários pelo momento.
Se for aprender a andar em uma bicicleta emprestada que tem marcha, coloque-a em modo intermediário, quer dizer, nem muito leve nem tão pesada. Desta forma, você não correrá o risco de que a leveza do veículo seja difícil de controlar nem terá que fazer tanta força para pedalar.
Contrate um instrutor
Infelizmente nem sempre podemos aprender tudo sozinhos. Existem aprendizados que requerem a assistência de pessoas capacitadas no assunto. O ciclismo é uma delas.
Contar com um professor que aporte a orientação e o apoio necessários para enfrentar e vencer o temor é fundamental. Além disso, o instrutor possui os conhecimentos técnicos para dar indicações corretas e têm noções sobre o funcionamento das bicicletas, facilitando o processo.
Escolha um local plano e sem obstáculos
Procure ruas tranquilas onde não haja muito fluxo de carros, bikes nem pedestres. Pelo momento, deixe de lado ladeiras e terrenos com subidas e descidas. Pratique em espaços planos com poucas curvas e obstáculos.
Quando se sentir mais seguro de andar, tente com um lugar com desníveis ou descidas leves para entender como graduar a velocidade.
Mantenha sempre as mãos nos manetes de freios
Além de pedalar e manter o equilíbrio, uma das primeiras coisas que se deve aprender ao montar uma bicicleta é como funcionam os freios.
Procure manter sempre os dedos indicador e médio nos manetes de freio para conseguir parar a bike em caso de necessidade. Antes de começar, confira se os freios estão ajustados corretamente. Quer dizer, que não travem o veículo ao menor toque nem demorem muito tempo para frear.
Use equipamento de proteção
Embora não seja agradável para as pessoas que estão aprendendo a pedalar, no início cair é normal . Muitas delas têm medo de se machucar e, portanto, acabam adiando o aprendizado.
Por isso, uma das melhores formas de diminuir o temor é contar com os elementos de segurança correspondentes. Capacete, joelheiras e cotoveleiras evitam acidentes graves e ajudam a diminuir a sensação de desproteção.




