Do Bikemagazine
Fotos de divulgação LaPresse
O esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) garantiu a vitória na 113ª edição da Milão-San Remo depois de atacar sozinho na descida Poggio e completar os 293km em 6h27min49s a 45,3 km/h de velocidade média. Esta foi a primeira vitória de um esloveno na Classicissima.
“Andei pensando muito nesta corrida durante todo o inverno. Me esforcei para chegar em boa forma na Milão-San Remo, mesmo tendo ficado doente em fevereiro e ter sofrido aquela queda na Strade Bianche. Nunca deixei de acreditar que eu poderia vencer. Meu plano era dar o meu melhor na descida e arriscar um pouco. Eu desci a todo gas. É incrível vencer esta prova”, comemorou o esloveno.
Na segunda colocação ficou o francês Anthony Turgis (TotalEnergies), que cruzou a 2 segundos, depois de levar a melhor sobre o holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix), que concluiu na terceira colocação.
Vale destacar que Mohoric surpreendeu os adversários ao usar em sua bike um canote de selim retrátil. Segundo o ciclista, o componente usado largamente em mountain bikes foi fundamental na vitória, pois ajudou o ciclista a ficar em uma posição aerodinâmica durante toda a descida.
“Eu sabia que eu seria uma chance única na vida e eu queria fazer isto pela equipe e pelos parceiros que nos deram a ideia. Eu fui aos favoritos à vitória que eu conhecia e mostrei para eles o canote retrátil e eles me perguntaram o que eu iria fazer com aquilo e riram de mim. Mas eu os avisei que se eles quisessem me acompanhar na descida seria por conta e risco deles próprios”, explicou o ciclista que usou um canote retrátil com cerca de 60cm de curso, medida que permitiu a Mohoric pedalar em alguns trechos ao mesmo tempo que mantinha o ciclista em posição bem aerodinâmica em trechos da longa descida Poggio.
RESULTADOS
1 Matej Mohoric (Slo) Bahrain Victorious – 6h27min
2 Anthony Turgis (Fra) TotalEnergies – a 22
3 Mathieu van der Poel (Hol Alpecin-Fenix – mt
4 Michael Matthews (Aus) BikeExchange-Jayco – mt
5 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates – mt
6 Mads Pedersen (Din) Trek-Segafredo – mt
7 Søren Kragh Andersen (Din) Team DSM – mt
8 Wout Van Aert (Bel) Jumbo-Visma – mt
9 Jan Tratnik (Slo) Bahrain Victorious a 5s
10 Arnaud Demare (Fra) Groupama-FDJ – a 11s
VÍDEO – MELHORES MOMENTOS
Resultados completos no site oficial www.milanosanremo.it/en







