Skip to main content

Biniam Girmay nos paralelepípedos da Gent-Wevelgem

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O ciclista da Eritreia Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), de 21 anos, fez história neste domingo (27 de março) ao vencer a Gent-Wevelgem depois de ultrapassar Christophe Laporte (Jumbo-Visma) nos 250 metros finais da clássica belga com paralelepípedos realizada pela primeira vez em 1934.

Girmay estava em um quarteto que escapou após a subida do Kemmelberg, de paralelepípedos, e resistiu até o final do percurso de 248,9 km. “É inacreditável. Não esperava por isso, vim atrás de um bom resultado. Esta corrida é incrível”, disse Girmay, o primeiro africano a vencer a corrida. Laporte ficou em 2º, com Dries van Gestel (TotalEnergies) em 3º, à frente de Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).

A seleção que definiu a na corrida foi formada a 24 km do final, quando Girmay, Laporte, Stuyven e Van Gestel se separaram após a subida final do Kemmelberg. Arnaud Demare (Groupama-FDJ) Tim Merlier e Jasper Philipsen (ambos Alpecin-Fenix) estavam no grupo.

O sprint para a vitória estava destinado a ser apertado, com todos os quatro dando o melhor que podiam. “Eu me senti confiante nos últimos 250 metros. Antes, perdi muitas posições, especialmente na primeira seção e nos primeiros paralelepípedos. Senti-me um pouco desconfortável. Mas depois foi cada vez melhor, andei com inteligência e segui”, contou Girmay. “Acredito que mudei o futuro, especialmente para os ciclistas africanos.”

MELHORES MOMENTOS

TOP 10
1 Biniam Girmay (Eri) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux 5:37:57
2 Christophe Laporte (Fra) Jumbo-Visma m.t.
3 Dries Van Gestel (Bel) TotalEnergies m.t.
4 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.
5 Søren Kragh Andersen (Din) Team DSM 0:00:08
6 Tim Merlier (Bel) Alpecin-Fenix m.t.
7 Mads Pedersen (Din) Trek-Segafredo m.t.
8 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team m.t.
9 Matej Mohoric (Slo) Bahrain Victorious m.t.
10 Arnaud Demare (Fra) Groupama-FDJ m.t.

Campeão mundial Elisa Balsamo vence na Bélgica

Na prova das mulheres, com 159 km e que começou a ser disputada em 2012, a vencedora foi a campeã mundial Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), que continua sua série de vitórias. Depois de uma última tentativa de Grace Brown (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope) de escapar, a campeã mundial italiana foi a mais rápida no sprint, saindo da roda de Lotte Kopecky (Team SD Worx) para vencer Marianne Vos (Team Jumbo-Visma) e Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT).

“Foi uma corrida muito dura, com muitos ataques. Decidimos ir para o sprint após o último Kemmelberg, e minha equipe fez um ótimo trabalho fechando tudo”, disse Balsamo.

Depois de três vitórias em uma semana, Balsamo é uma das favoritas do Tour de Flanders do próximo fim de semana, mas ela preferiu a cautela. “A Gent-Wevelgem é minha corrida favorita; é um sonho realizado. Estou muito, muito feliz. Agora tenho uma semana de descanso, depois vou pensar em Flanders.”

MELHORES MOMENTOS

TOP 10 
1 Elisa Balsamo (Ita) Trek-Segafredo Women 3:39:15
2 Marianne Vos (Hol) Jumbo-Visma Women m.t.
3 Maria Giulia Confalonoieri (Ita) Ceratizit-WNT Pro Cycling m.t.
4 Lotte Kopecky (Bel) SD Worx m.t.
5 Emma Norsgaard Bjerg (Din) Movistar Team Women m.t.
6 Marta Bastianelli (Ita) UAE Team ADQ m.t.
7 Susanne Andersen (Nor) Uno-X Pro Cycling Women m.t.
8 Tamara Dronova (Rus) Roland Cogeas Edelweiss Squad m.t.
9 Silvia Persico (Ita) Valcar-Travel & Service m.t.
10 Clara Copponi (Fra) FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope m.t.