Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Mathias Flückiger se pronunciou pela primeira vez quase três semanas após ser suspenso provisoriamente por testar positivo para o anabolizante zeranol. Em comunicado, o suíço alegou inocência: “Não ingeri zeranol conscientemente.”
O comunicado informa que a quantidade encontrada na amostra A é tão pequena que deveria ter sido avaliada como um “resultado atípico” e não como “resultado positivo”.
“O laboratório credenciado pela WADA em Lausanne encontrou quantidades mínimas de Zeranol na amostra A de 5 de junho de 2022. O laboratório apontou no relatório de controle de doping da amostra A que isso poderia indicar o consumo de carne contaminada, especialmente porque o Zeranol não é conhecido como agente dopante. A quantidade encontrada, portanto, não teria efeito de melhoria de desempenho de qualquer maneira.
Para evitar falsos pré-julgamentos, a WADA emitiu uma instrução para as autoridades antidoping sobre como proceder nesses casos (Aviso às Partes Interessadas sobre possíveis casos de contaminação de carne de 1º de junho de 2021). A entidade suíça Swiss Sport Integrity não seguiu a instrução.
Uma nova avaliação teria sido indicada com urgência, especialmente em vista dos métodos de medição muito mais sensíveis do laboratório de Lausanne (em comparação com outros laboratórios). A quantidade aparentemente encontrada na amostra A de Flückiger é muitas vezes menor (0,3 ng/mL) do que o valor limite para possível contaminação da carne (5 ng/mL). Além disso, Flückiger deu duas amostras antidoping negativas alguns dias antes e alguns dias depois do teste de 5 de junho.
A defesa de Flückiger consultou os arquivos da Swiss Sport Integrity e solicitou toda a documentação do laboratório de Lausanne sobre a amostra A. Assim, a Swiss Sport Integrity suspendeu todos os prazos até a entrega da documentação, razão pela qual nenhuma amostra B foi solicitada até o momento.
Flückiger está atualmente empenhado em encontrar as explicações possíveis sobre como esse resultado atípico poderia ter ocorrido. Uma análise de cabelo já foi encomendada ao especialista Pascal Kintz. O suíço assegurou à Swiss Sport Integrity sua boa vontade em cooperar plenamente em qualquer investigação.
Devido às intensas investigações, à complexidade do caso e aos procedimentos em andamento, Mathias Flückiger não fará mais declarações neste momento.”
Relembre o caso
No dia 18 de agosto Mathias Flückiger foi suspenso provisoriamente da equipe Thömus Maxon Swiss Mountain Bike Racing depois da confirmação do resultado de uma amostra A positiva para uma substância anabolizante chamada zeranol durante o Campeonato Suíço de MTB, realizado em Leysin no dia 5 de junho, que ele venceu. Leia mais aqui




