Fotos de divulgação
O russo Alexander Efimkin, campeão da Volta da Turquia no ano passado, retorna às pistas na edição 2012, que começa dia 22 e segue até 29 de abril. O ciclista da equipe Team Type 1 (TT1) vai reencontrar adversários como o italiano Alessandro Petachi, da Lampre, campeão por pontos do ano passado, e Andrey Zeits, do Cazaquistão, que integra a equipe Astana, o vice-campeão da geral de 2011.
A Volta da Turquia conseguiu destaque no calendário UCI desde que subiu para a categoria 2 HC, em 2009. Equipes e ciclistas renomados têm marcado presença na prova, que passa por alguns dos pontos turísticos mais belos do país e percorre trechos que margeiam a costa do Mar Egeu e Mediterrâneo.
Nesta edição, o trajeto seguido desde 2008 foi invertido e vai começar em Alanya e terminar em Istambul, cidade escolhida como a “capital europeia do esporte de 2012”. O percurso, de relevo na maioria das vezes plano, privilegia os sprintistas. Mas, nesta edição, foi incluída, na terceira etapa, uma chegada em subida, com elevação de 1.850 metros. A mudança deve fazer diferença na estratégia das equipes.
O diretor-geral da prova, Abdurrahman Açikalin, conta que pesquisou o relevo do Sul da Turquia para encontrar o lugar ideal para a etapa de montanha. Nos anos de 2010 e 2011, os ciclistas percorreram um trajeto de subidas entre as cidades de Fethiye e Pamukkale, mas a inclinação não foi considerada difícil o bastante. Nesta edição, os atletas vão enfrentar um novo percurso, entre Kemer e Elmali, e a disputa promete ficar mais acirrada e dar oportunidade aos montanheiros.
Ciclistas como Alexandre Vinokourov, do Cazaquistão, integrante da equipe Astana; os irmãos argentinos Juan José e Lucas Haedo, da SaxoBank; os australianos Robbie McEwen, da Green Edge, e Graeme Brown, da Rabobank, e o italiano Francesco Chicchi, da OmegaPharma, estão entre os nomes que prometem fazer diferença na disputa. Rinaldo Nocentini, da Ag2R-La Mondiale, que chegou a liderar o Tour de France, também aparece entre os bem cotados.
Da América do Sul, comparece o time Coldeportes, da Colômbia, que vai contar com a presença do veterano Victor Hugo Peña, que já venceu etapas das mais importantes provas do ciclismo mundial e foi gregário de Lance Armstrong no Tour de France de 2003. O chamado “El Tiburon” (O Tubarão) promete atrair as atenções dos fãs do esporte.
Do Brasil, o único nome que consta no start list oficial é o do ciclista Rafael Andriato, que integra a italiana Farnese Vini, equipe que já contou com o brasileiro Otávio Bulgarelli. Mas, em entrevista ao Bikemagazine, Andriato não confirmou sua ida.
Na Turquia, o esporte cresce a olhos vistos e o ciclismo turco, que estava fora dos Jogos Olímpicos desde 1976, em Montreal, vai competir em Londres. Na Volta, a novidade é a inclusão de dois times continentais formados por jovens turcos, o Salcano-Arnavutkoy e o Konya-Torku Seker Spor.
AS ETAPAS
1 – Alanya–Alanya – 148km
2 – Alanya–Kemer – 185km
3 – Tekirova–Elmali – 148km
4 – Fethiye–Marmaris – 130km
5 – Marmaris–Turgutreis – 170km
6 – Bodrum–Kusadasi – 181km
7 – Éfesos–Izmir – 118km
8 – Istambul-Europa – Istambul-Ásia – 114km
Equipes Profissionais
Ag2R-La Mondiale – França
Katusha – Rússia
Lotto-Belisol – Bélgica
Astana Pro Team – Cazaquistão
Green Edge Cycling – Austrália
Lampre-ISD – Itália
Omega Pharma-Quick Step – Bélgica
Saxo Bank – Dinamarca
Equipes Continentais Profissionais
Accent Jobs-Willems Verandas – Bélgica
Bretagne-Schuller – França
Colnago-CSF Inox – Itália
Europcar – França
Project 1t4i – França
Team Net App – Alemanha
Team Type 1-Sanofi – EUA
Utensilnord-Named – Itália
Andalucia – Espanha
Caja Rural – Andalucia
Colômbia-Coldeportes – Colômbia
Farnese Vini-Selle Italia – Grã-Bretanha
Rus Velo – Rússia
Team Spider Tech-C10 – Canadá
United Health Care Pro Cycling – EUA
Equipes Continentais
Konya Torku Seker Spor – Turquia
Salcano-Manisaspor Cycling Team – Turquia



