Skip to main content

Fotos de divulgação

Volta da Turquia 2012O russo Alexander Efimkin, campeão da Volta da Turquia no ano passado, retorna às pistas na edição 2012, que começa dia 22 e segue até 29 de abril. O ciclista da equipe Team Type 1 (TT1) vai reencontrar adversários como o italiano Alessandro Petachi, da Lampre, campeão por pontos do ano passado, e Andrey Zeits, do Cazaquistão, que integra a equipe Astana, o vice-campeão da geral de 2011.

A Volta da Turquia conseguiu destaque no calendário UCI desde que subiu para a categoria 2 HC, em 2009. Equipes e ciclistas renomados têm marcado presença na prova, que passa por alguns dos pontos turísticos mais belos do país e percorre trechos que margeiam a costa do Mar Egeu e Mediterrâneo.

Volta da Turquia 2012Nesta edição, o trajeto seguido desde 2008 foi invertido e vai começar em Alanya e terminar em Istambul, cidade escolhida como a “capital europeia do esporte de 2012”. O percurso, de relevo na maioria das vezes plano, privilegia os sprintistas. Mas, nesta edição, foi incluída, na terceira etapa, uma chegada em subida, com elevação de 1.850 metros. A mudança deve fazer diferença na estratégia das equipes.

Volta da Turquia 2012O diretor-geral da prova, Abdurrahman Açikalin, conta que pesquisou o relevo do Sul da Turquia para encontrar o lugar ideal para a etapa de montanha. Nos anos de 2010 e 2011, os ciclistas percorreram um trajeto de subidas entre as cidades de Fethiye e Pamukkale, mas a inclinação não foi considerada difícil o bastante. Nesta edição, os atletas vão enfrentar um novo percurso, entre Kemer e Elmali, e a disputa promete ficar mais acirrada e dar oportunidade aos montanheiros.

Ciclistas como Alexandre Vinokourov, do Cazaquistão, integrante da equipe Astana; os irmãos argentinos Juan José e Lucas Haedo, da SaxoBank; os australianos Robbie McEwen, da Green Edge, e Graeme Brown, da Rabobank, e o italiano Francesco Chicchi, da OmegaPharma, estão entre os nomes que prometem fazer diferença na disputa. Rinaldo Nocentini, da Ag2R-La Mondiale, que chegou a liderar o Tour de France, também aparece entre os bem cotados.

Da América do Sul, comparece o time Coldeportes, da Colômbia, que vai contar com a presença do veterano Victor Hugo Peña, que já venceu etapas das mais importantes provas do ciclismo mundial e foi gregário de Lance Armstrong no Tour de France de 2003. O chamado “El Tiburon” (O Tubarão) promete atrair as atenções dos fãs do esporte.

Do Brasil, o único nome que consta no start list oficial é o do ciclista Rafael Andriato, que integra a italiana Farnese Vini, equipe que já contou com o brasileiro Otávio Bulgarelli. Mas, em entrevista ao Bikemagazine, Andriato não confirmou sua ida.

Na Turquia, o esporte cresce a olhos vistos e o ciclismo turco, que estava fora dos Jogos Olímpicos desde 1976, em Montreal, vai competir em Londres. Na Volta, a novidade é a inclusão de dois times continentais formados por jovens turcos, o Salcano-Arnavutkoy e o Konya-Torku Seker Spor.

AS ETAPAS
1 – Alanya–Alanya – 148km
2 – Alanya–Kemer – 185km
3 – Tekirova–Elmali – 148km
4 – Fethiye–Marmaris – 130km
5 – Marmaris–Turgutreis – 170km
6 – Bodrum–Kusadasi – 181km
7 – Éfesos–Izmir – 118km
8 – Istambul-Europa – Istambul-Ásia – 114km

Equipes Profissionais
Ag2R-La Mondiale – França
Katusha – Rússia
Lotto-Belisol – Bélgica
Astana Pro Team – Cazaquistão
Green Edge Cycling – Austrália
Lampre-ISD – Itália
Omega Pharma-Quick Step – Bélgica
Saxo Bank – Dinamarca

Equipes Continentais Profissionais
Accent Jobs-Willems Verandas – Bélgica
Bretagne-Schuller – França
Colnago-CSF Inox – Itália
Europcar – França
Project 1t4i – França
Team Net App – Alemanha
Team Type 1-Sanofi – EUA
Utensilnord-Named – Itália
Andalucia – Espanha
Caja Rural – Andalucia
Colômbia-Coldeportes – Colômbia
Farnese Vini-Selle Italia – Grã-Bretanha
Rus Velo – Rússia
Team Spider Tech-C10 – Canadá
United Health Care Pro Cycling – EUA

Equipes Continentais
Konya Torku Seker Spor – Turquia
Salcano-Manisaspor Cycling Team – Turquia