Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A Volta a Astúrias, prova UCI categoria 2.1 em que participarão 16 equipes, entre elas a Movistar, a única World Tour, vai marcar o retorno do campeão brasileiro Vinicius Rangel no pelotão europeu depois de participar do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo com a seleção brasileira no Panamá. A competição em três etapas começa nesta sexta-feira e termina domingo na Espanha.
Os colombianos Ivan Sosa, campeão da corrida em 2022, e Einer Rubio serão os líderes da equipe, que terá ainda Lluis Mas, Abner Gonzalez, Antonio Pedrero e Juri Hollmann.
O brasileiro Nicolas Sessler, da equipe Global 6, que também esteve no Pan-Americano no Panamá e conquistou o 6º lugar na prova de estrada, também está confirmado na disputa.
A prova abre com um percurso de 181 quilômetros entre Oviedo e Pola de Lena. Os corredores enfrentarão o primeiro trecho da etapa tendo como principal dificuldade o Alto de la Gargantada (categoria 3) antes que a corrida endureça com a subida mais difícil do dia, o Alto de la Colladona, de categoria 1, com seus 6,9 quilômetros a 6,6%.
Após a descida, os corredores entrarão nos últimos 40 quilômetros onde terão que enfrentar as subidas para La Cabaña (categoria 3), Fresneo (categoria 3) e Alto de Carabanzo, categoria 2, com seus 2,1 quilômetros em 9,8% a 7 quilômetros da linha de chegada, antes de uma rápida descida em direção à meta em Pola de Lena.
No sábado, a 2ª etapa tem 183 quilômetros entre Candás e Cangas del Narcea. No trecho inicial o desafio é a subida a Cabruñana (categoria 3) antes da estrada começar a subir continuamente até Vallado (categoria 2, 3,7 quilômetros a 9,9%) e, depois da sua descida, encarar o exigente Alto del Acebo, categoria 1, com seus 8,7 quilômetros a 7,4%.
A etapa final, no domingo, conta com 147 quilômetros entre Cangas del Narcea e Oviedo. A subida a Tineo (categoria 2, 7,1 quilômetros a 5,7%) pode animar os escapados antes da segunda parte da etapa, com a subida a El Escamplero (categoria 3) e, sobretudo, com a subida a Tenebreo , categoria 2, com seus 3,1 quilômetros em 9,1% a 20 quilômetros da linha de chegada em Oviedo.
AS ETAPAS
Etapa 1 – 28 de abril – Oviedo/Uviéu – Pola de Lena/La Pola, L.Lena – 181 km
Etapa 2 – 29 de abril – Candás – Cangas del Narcea – 183 km
Etapa 3 – 30 de abril – Cangas del Narcea – Oviedo/Uviéu – 147 km
Equipes:
UCI WorldTour
Movistar Team
UCI Pro Teams
Burgos BH
Caja Rural – Seguros RGA
Team Kern Pharma
Euskaltel Euskadi
Eolo Kometa
Team Novo Nordisk
Bolton Equities Black Spoke
TotalEnergies
Q36.5 Pro Cycling Team
UCI Continental Teams
Astana Qazaqstan Development Team
Efapel Cycling Team
Hipermarché HiperEuropa
Aviludo Louletano Lulhe Concelho
Global 6
NSJBI Victoria Sports
LEIA MAIS
Volta a Astúrias no Bikemagazine






